Naruto Uzumaki

|
Mais informações »
Naruto Uzumaki (うずまきナルト, Uzumaki Naruto) é um shinobi de Konohagakure, a reencarnação atual de Asura e o protagonista homônimo da franquia Naruto. Ele se tornou o jinchūriki de Kurama no dia de seu nascimento, um destino que o levou a ser condenado ao ostracismo e ser negligenciado por toda a aldeia durante toda a sua infância. Depois de entrar para o Time Kakashi, Naruto trabalhou duro para ganhar o respeito e o reconhecimento da aldeia, com o sonho de se tornar Hokage. Nos anos seguintes, Naruto torna-se um ninja capaz, que é eventualmente considerado como um herói, tanto por parte dos moradores como o mundo shinobi em geral. O objetivo de Naruto em se tornar Hokage foi deixado de lado, devido a ele querer salvar o seu melhor amigo e companheiro de equipe, Sasuke Uchiha, que sucumbiu ao ódio e à escuridão, eventualmente, Naruto consegue cumprir esse objetivo após derrotá-lo em sua batalha final. Anos depois da Quarta Guerra Mundial Shinobi, Naruto realiza seu sonho e se torna o Sétimo Hokage (七代目火影, Nanadaime Hokage; Literalmente significa "Sétima Sombra do Fogo"), enquanto também se casa com Hinata Hyūga e tem dois filhos com ela, Boruto e Himawari Uzumaki.

Conteúdo[exibir]
Personalidade

A fotografia do Formulário de Inscrição Ninja de Naruto.
Crescendo sem nenhuma figura paterna, Naruto é exuberante, ousado, desatento, descuidado e indiferente para a formalidade ou posições sociais. Ele costuma terminar frases com "Dattebayo!" (だってばよ!) quando animado ou frustrado. Ele tem uma série de características infantis, como ser um comedor muito exigente (ele come quase exclusivamente ramen), ter medo de fantasmas, além de carregar uma carteira gordinha de um sapo verde que ele chama de "Gama-chan".[5] Naruto tem um hábito de dar às pessoas que ele conhece apelidos ou usar honoríficos inapropriados, como mostrado quando ele ofendeu o Segundo Hokage por não chamá-lo de "Senhor Segundo" (二代目様, Nidaime-sama). Ele pode ser bastante pervertido, criando diferentes formas de sua Técnica Sensual e uma vez tentou dar uma espiadinha na casa de banho das mulheres quando a oportunidade apareceu.[6] Apesar dessas peculiaridades, Naruto é dito ter uma personalidade que atrai as pessoas a ele, tendo uma amizade inspiradora e lealdade que a maioria das pessoas encontram nele através de seus atos de bondade e sinceridade genuína que pode mudar toda visão do mundo de um homem. Por exemplo, durante a Quarta Guerra Mundial Ninja; Naruto inspirou os Bijū a confiarem nele e, quando conectado com toda a Aliança Shinobi através de telepatia, ele foi capaz de reacender o espírito de luta dos exércitos desmoralizados, optando por continuar a lutar, apesar das perdas que ele poderia receber, como os shinobi foram feitos para suportarem as dificuldades.[7][8]


Naruto fazendo uma promessa com a pose "nice guy".
Devido aos anos de isolamento e desprezo que ela recebeu da aldeia, Naruto passou a desejar ser reconhecimento. Ele costumava fazer brincadeiras ao redor da aldeia apenas para obter atenção e desejava se tornar Hokage, na esperança de ser reconhecido por todos como uma pessoa importante. Durante o treinamento de Naruto na Cachoeira da Verdade, foi revelado que uma parte dele odiava a aldeia por tratá-lo como um pária, apenas se importando com ele depois que ele a salvou durante a invasão de Pain. Esse ódio permitia que Kurama manipulasse Naruto quando ele ficava furioso, levando-o a ficar selvagem várias vezes até que Naruto enfrentou o problema e aprendeu a deixá-lo ir. Como Naruto cresceu em sua carreira como um ninja, seu desejo de ser reconhecido com um Hokage mudou para o desejo de ajudar e proteger as pessoas próximas a ele, o qual Tobi atribuiu à Vontade do Fogo.[9] Naruto desenvolveu seu nindō em nunca voltar para atrás em sua palavra, colocando-se através de todos os comprimentos necessários para cumprir a sua promessa, como mostra em sua promessa à Sakura de trazer Sasuke de volta depois de sua deserção, apesar de Sakura (após algum tempo) ver isso como impossível, devido à Sasuke se tornar um criminoso internacional perigoso mais tarde.

De acordo com Kakashi, Naruto aprende através de seu corpo, como ele é relativamente ingênuo, simples e lento para entender princípios ou situações, muitas vezes exigindo uma analogia simplista, a fim de entender o que está sendo explicado para ele, algo que ele tornou-se mais dispostos a admitir.[10] Naruto responde melhor à concorrência, utilizando-a como uma unidade adicional para aprender novas técnicas, embora não hesite em perguntar se ele precisar. No entanto, apesar de sua simplicidade, Naruto pode ser bastante observador, notando coisas que os outros não percebem e pode reter informações casualmente recolhidas através de conversa.[11] Na batalha, Naruto tem mostrado ser calmo e controlado na maioria das vezes, mas ele pode ficar frustrado quando ele é incapaz de derrotar o seu adversário. Ele também pode ter um raciocínio rápido, criando estratégias rapidamente ou usando inventivo de suas técnicas para pegar seus adversários de surpresa durante a luta, mas ele pode ficar muito excitado e esquecer alguns conceitos ou fraquezas que ele mesmo percebeu previamente.[12]

A morte de seu mestre Jiraiya e a invasão de Pain causaram uma grande mudança no ponto de vista com relação ao mundo de Naruto. Durante seu luto por Jiraiya, Naruto jurou vingança sobre Pain e deixou a aldeia para aprender senjutsu.[13] Durante o treinamento, Naruto leu uma cópia de A Lenda de Um Ninja Determinado, descobrindo que seu nome foi inspirado pelo nome do protagonista do livro. Embora ainda mais enfurecido com as ações de Pain durante a invasão, Naruto acabou se encontrando com seu pai, que lhe explicou o ciclo de ódio do mundo shinobi. Depois de finalmente ouvir a história de Nagato e os resultados do ciclo de ódio, Naruto jurou que iria quebrar o ciclo e trazer a verdadeira paz para o mundo.[14] Apesar deste desejo fazer ele ficar em oposição direta ao de Sasuke, Naruto continua por este caminho, determinado em acabar com ambos a Quarta Guerra Mundial Ninja e o ciclo de ódio.

Na idade adulta, Naruto ganhou muita sabedoria. Quando Boruto desfigura o Monumento Hokage, Naruto sabe que ele só fez isso para chamar a atenção de Naruto, como Naruto não tem muito tempo sozinho com ele por ser Hokage. Apesar de punir seu filho com um breve soco na cabeça, Naruto concorda em ajudar seu filho a limpar a bagunça para passar algum tempo com ele, mesmo com isso resultando em ele chegar tarde para a Reunião dos Cinco Kage.

Relacionamentos
Ver artigo principal: Relacionamentos de Naruto Uzumaki

Devido à sua natureza amigável e seu carisma único, Naruto construiu muitos relacionamentos ao longo da série entre ele e outros personagens, até mesmo com os bijū e os outros jinchūriki. Muitos desses relacionamentos começaram de forma antagônica, mas através de sua tenacidade e empatia, eles se desenvolveram em amizades profundas e duradouras.

ANÚNCIOS


Aparência

A aparência de Naruto durante sua luta com Pain.
Como afirmado por Jiraiya, Naruto tem uma notável semelhança com o pai, com os olhos azuis de Minato, cabelo loiro e espetado.[15] De sua mãe, Naruto herdou a forma de ambos os olhos dela e o rosto.[16] Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, Dan Katō inicialmente confunde-o com Nawaki, devido à sua forte semelhança.[17] As características físicas mais importantes de Naruto, no entanto, são as marcas de bigode em seu rosto que ele ganhou devido a influência de Kurama sobre ele enquanto ele estava no ventre de Kushina. Provavelmente o traço mais regularmente mencionado de Naruto antes da segunda metade da série (o que irrita ele) era a sua baixa estatura para a idade.[18] Após dois anos e meio, ele teve um surto de crescimento visivelmente significativo que o fez ficar mais alto do que a sua companheira de equipe, Sakura.[19]

Na Parte I, a roupa de Naruto consistia em um agasalho laranja com uma área azul acima dos ombros, bem como em torno da cintura, um redemoinho branco com uma borla do lado esquerdo, um emblema vermelho do redemoinho dos Uzumaki na parte de trás, um grande colarinho branco, calça laranja com um coldre shuriken anexado ao joelho direito (devido a ser destro), sandálias azuis, e um protetor de testa azul que lhe foi dado por Iruka depois que ele se formou na Academia. Naruto normalmente usava uma camiseta preta durante seus treinamentos, mas às vezes usava uma armadura debaixo de sua roupa.[20] Durante sua infância, Naruto normalmente usava uma camisa (branca, azul escuro ou preta), que tinha ou o símbolo Uzumaki ou o símbolo do fogo na frente, também usando um par de shorts. Ele também usava óculos verdes com "Naruto" escrito neles, o qual ele usava na testa, por vezes, embora ele finalmente parou de usá-lo e o substituiu com o seu protetor de testa.

Na Parte II, a roupa de Naruto sofre uma modificação depois da anterior ser feita em pedaços durante seu treinamento com Jiraiya.[21] A roupa mantém a cor laranja, bem como os redemoinhos brancos (sem a borla) e vermelho, mas a jaqueta é muito mais adequada, com as partes que antes eram azuis alterado para preto além de se estender ao redor do pescoço e ombros, na frente e nas mangas. O protetor de testa também mudou, com Naruto trocando o antigo protetor de testa azul para um preto, e ele usa sandálias pretas ao invés de azuis. Naruto ocasionalmente é visto usando uma camiseta verde marinho com o símbolo do fogo e shorts brancos em dias casuais ou em seus dias de folga das missões. Durante sua batalha com Pain, Naruto brevemente usou um casaco vermelho de mangas curtas com um padrão de chamas negras ao longo da bainha. Ele também carregava um grande pergaminho de invocação em suas costas. Depois de conhecer o espírito de Hagoromo Ōtsutsuki e receber a metade Yang do seu poder, Naruto obtêm uma marca de um círculo de luz sobre a palma da mão direita, que desaparece depois que ele e Sasuke usam o Seis Caminhos — Chibaku Tensei para selar Kaguya. Depois de seu confronto final com Sasuke após a derrota de Kaguya, Naruto perdeu o antebraço direito, e a maioria de suas roupas foram completamente destruídas.


A aparência de Naruto em O Último: Naruto o Filme.

1 de 3Adicionar foto
Dois anos após a Quarta Guerra Mundial Shinobi, Naruto fica mais alto novamente e deixa o seu cabelo mais curto, e troca a parte de metal de seu protetor de testa por uma bandana elástico preta simples. Ele usa uma jaqueta preta de estilo uniforme com um zíper laranja que possui vários botões na cintura e mangas, o que lhe permite dobrar a manga esquerda e as abas traseiras, dando-lhe acesso fácil para as bolsas na parte de trás de seu cinto. Ele veste uma fita vermelha com um símbolo Uzumaki em seu braço esquerdo e seu braço direito é substituído por um artificial, criado a partir das células de Hashirama Senju por Tsunade, que fica completamente coberto por ataduras. Enquanto fora de serviço, ele usa um moletom com capuz laranja e calção preto e laranja com sandálias. Inicialmente, ele veste uma camisa com um cachecol azul luz listrado que foi tricotado por sua mãe, mas depois ele passa a usar um longo cachecol de malha vermelho feito por Hinata Hyūga. O último cachecol é destruído em uma batalha.

Depois de se tornar Hokage, Naruto deixa de usar uma bandana na cabeça completamente. Ele agora usa uma camiseta laranja com listras pretas, juntamente com calças pretas e sandálias. Junto com o chapéu Hokage tradicional, ele também veste uma capa branca decorada com chamas vermelhas nas bordas, sendo ela mantida junta por uma corda vermelha, semelhante ao usado por seu pai.

História
Passado

Naruto recém-nascido.
Naruto nasceu como o filho do Quarto Hokage, Minato Namikaze e da segunda jinchūriki de Kurama, Kushina Uzumaki, além de ser o primeiro das reencarnações de Asura a nascer em uma era de relativa paz. Os pais de Naruto o nomearam com o nome do personagem principal do primeiro livro de Jiraiya, tornando o Sannin seu padrinho.[22] Antes do nascimento de Naruto, seus pais e do Terceiro Hokage Hiruzen Sarutobi temiam que seu nascimento iria quebrar o selo que mantinha Kurama em Kushina. O plano para garantir que isso não ocorresse foi levar Kushina para um local secreto fora da aldeia com Biwako Sarutobi e Taji como suas parteiras, além de alguns ANBU como segurança, e Minato para manter o selo no lugar. No entanto, a notícia sobre o momento de Kushina dar à luz chega até um ninja mascarado que pretende levar a raposa para seus próprios fins malignos. Matando as parteiras e os ANBU, o homem mascarado leva o recém-nascido Naruto como refém para manter Minato longe da Kushina para que o selo possa ser destruído.[23]


Minato e Kushina protegendo Naruto de Kurama.
Embora Minato consiga salvar Naruto e o levar para um local seguro, o ninja mascarado consegue libertar Kurama e a usa para devastar Konoha. Salvando Kushina, Minato deixa Naruto com ela enquanto ele sai para salvar sua aldeia.[23] Depois de romper o controle do ninja mascarado sobre o Bijū, Minato percebe que a única maneira de parar Kurama era selá-la dentro de Naruto, acreditando que seu filho iria algum dia precisar da energia da raposa para derrotar o ninja mascarado quando ele voltasse.[24] No entanto, enquanto ele sacrificava a sua alma para enfraquecer Kurama, Minato e Kushina são mortos quando levam um golpe fatal da raposa, que visava atingir Naruto, porém, ele consegue selar a raposa em seu filho. Órfão, Naruto foi deixado para crescer sem saber nada sobre seus pais, recebendo apenas o sobrenome de sua mãe como Hiruzen acreditava que era melhor que ninguém soubesse que ele estava relacionado com o quarto Hokage.[25]


Naruto quando criança.
Apesar do pedido final de Minato para Hiruzen para que os moradores vissem Naruto como um herói que ajudou a derrotar Kurama, apenas o Terceiro Hokage e alguns dos aldeões honrarão seu pedido. Todos ressentiam ele por conter a besta que destruiu a aldeia, alguns até mesmo o viam como a próprio raposa. Além disso, Hiruzen fez um decreto para proibir qualquer menção da natureza de Naruto como Jinchūriki na esperança de que as outras crianças não iriam ressentir ele. No entanto, mesmo sem saber o motivo, a maioria das crianças seguiram o exemplo de seus pais e rejeitavam Naruto.[26] O isolamento social fez Naruto desenvolver uma necessidade de ser reconhecido através de travessuras.


Naruto ensinando Yota a assobiar.
Naruto mais tarde se matriculou na Academia. No anime, um dia, ele foi confrontado por Sakura Haruno, Ino Yamanaka, Shikamaru Nara e Chōji Akimichi. Acusaram-no de fazer alguém chamado Yota que era um desconhecido para a aldeia desaparecer. Vendo eles olharem para ele com desconfiança, igual ao resto da vila, Naruto fica furioso e sai correndo, com tanta raiva das pessoas por gostarem de um estranho e não dele. Em seguida, ele ouve um menino chorar, que estranhamente parecia controlar o tempo, tornando suas lágrimas em chuva. Naruto então percebe que o menino era Yota. Gostando imediatamente de Naruto, o menino pediu-lhe para ensiná-lo a assobiar, pois ele viu Naruto fazer isso antes. Quando Naruto começa a lhe ensinar, os dois logo se tornam amigos íntimos. Mais tarde, Naruto e Yota começam a brincar junto com outras crianças de Konoha que sabiam sobre Yota. Um dia, durante uma brincadeira de esconder, Yota insistiu em se esconder com Naruto. Quando Naruto disse-lhe para se esconder em outro lugar, Yota erroneamente pensou que Naruto não gostava mais dele e fugiu chorando. Seu choro causou outro efeito de chuva, que alertou a ANBU. Quando eles levaram Yota preso, Naruto e os outros tentaram impedir a ANBU, mas sem efeito.[27]


A rivalidade de Naruto e Sasuke na Academia.
Na Academia, Naruto tornou-se aluno de Iruka Umino e conheceu seu companheiro de classe Sasuke Uchiha quando os dois foram escolhidos para formarem um par para treinarem um contra o outro. Apesar de animado com a chance de se tornar popular ao derrotar Sasuke, Naruto foi facilmente derrotado. Ao olhar para os olhos de Sasuke, Naruto percebeu que eles estavam cheios de ódio. Quando Iruka diz para eles fazerem o selo de reconciliação, os dois se recusam.[28] Desde então, Naruto vê Sasuke como um rival e destinado a vencê-lo. Quando Naruto descobriu que Sasuke também era órfão, ele fica secretamente feliz por não ser o único sozinho e queria falar com ele, mas não consegue por causa de seu ciúme com as habilidades de Sasuke.[29] Ainda assim, Naruto desejou que, algum dia, Sasuke iria reconhecê-lo como um igual.[30]

Parte I
Prólogo — País das Ondas
A série começa mostrando Naruto como um estudante da academia e um considerado cabeça oca e fracassado por quase todos que o conhecem. Decepcionado por o único da sua classe a se tornar um genin e de não conseguir continuar seu sonho para se tornar um Hokage, Naruto foi abordado por um de seus instrutores, Mizuki. Mizuki disse a Naruto que, se ele quisesse poderia roubar o Pergaminho do Primeiro Hokage na Residência do Hokage e aprender os diversos jutsu escritos nele. Naruto faz isso, e é procurado por vários shinobi da aldeia.


Iruka salvando Naruto.
Iruka pensou e descobriu que quem estava realmente atrás desse roubo era Mizuki, percebendo que Naruto tinha sido enganado por Mizuki, que pretendia roubar esse pergaminho. Iruka finalmente encontra Naruto em um bosque, e Mizuki aparece dizendo a Naruto que ele possuía dentro de si a Kyūbi no Yōko, alegando que Iruka o odiava por isso (já que o Nove-Caudas matou os pais de Iruka). Mizuki ataca Naruto, mas esse é protegido por Iruka, e esse ato faz Naruto perceber que as palavras a respeito de Iruka eram mentira. Com raiva de Mizuki, Naruto cria vários clones com a Técnica dos Múltiplos Clones da Sombra e consegue derrotar Mizuki. Por ter conseguido dominar essa técnica muito difícil e por ter mostrado coragem, Iruka gradua Naruto como um genin, o que deixa esse muito feliz.


Naruto durante Naruto Clássico.
Nos próximos dias, Naruto torna-se amigo de Konohamaru Sarutobi e se tornou seu professor, mostrando-lhe como executar uma variedade de jutsu pervertidos e úteis em todo o resto da série. Ele também foi atribuído ao Time 7, onde fez parceria com Sasuke Uchiha e Sakura Haruno, sob a liderança de Kakashi Hatake.

Como a primeira ordem da equipe de negócios, Kakashi deu-lhes um teste para ver se eles estavam prontos para se tornar Genin. Naruto, Sasuke e Sakura tinham que tirar dois sinos que Kakashi manteve em sua pessoa, sendo o objetivo do teste colocar o trabalho em equipe acima do fato de que nem todos poderiam ter um sino. Embora inicialmente eles falharam miseravelmente, já que todos tentaram de forma independente para ter um sino, no final, eles decidiram trabalhar em conjunto, permitindo-lhes passar.

Depois de completar uma série de simples missões sem intercorrências, o Time 7, com a insistência de Naruto, foi atribuído a um tarefa um pouco mais difícil de nível C: escoltar Tazuna ao País das Ondas. Quando eles foram atacados pelos Irmãos Demônios ao longo do caminho, que tentaram matar Tazuna, eles perceberam que havia algo mais nesta missão do que um simples escoltamento. Tazuna revela que seu país estava sob o controle de Gatō, que tinha deixado as pessoas pobres e incapazes de suportar o pagamento, tornando a missão em rank-A. Ao construir uma ponte que ligaria o País das Ondas para o continente, Tazuna esperava livrar o país de Gatō, por isso Gatō estava contratando criminosos para matar Tazuna. O Time 7 decidiu ajudar Tazuna, e atuam como seus seguranças até a ponte ser concluída. Eles foram logo atacados por Zabuza Momochi, outro dos assassinos de Gatō, e que levou Kakashi à uma batalha. Quando Zabuza capturou Kakashi, ele encorajou sua equipe a escapar com Tazuna. Tendo sido de pouco uso, durante a batalha contra os Irmãos Demônio, Naruto resolveu ajudar Kakashi. Com a ajuda de Sasuke, eles foram capazes de libertar Kakashi, que por sua vez, quase derrotou Zabuza. No entanto, Haku, disfarçado como um Oinin, interveio, e apareceu para matar Zabuza primeiro, na realidade só colocá-lo em um estado de morte a fim de levá-lo com segurança. Kakashi suspeita de que Zabuza ainda estava vivo, e levou o Time 7 para praticar deu Team 7-Arvorismo prática para melhorar seu controle de chakra. Naruto e Sasuke desenvolveu um grande concurso de tempo sobre o exercício, cada um determinado a completar primeiro que o outro e, posteriormente, motivando uns aos outros para fazer melhor.

Enquanto Naruto estava descansando de um dia de treinamento, ele encontrou Haku, sem saber que era o mesmo rapaz que havia encontrado antes. Os dois tiveram uma conversa sobre os que eram preciosos para eles, e os comprimentos que iria protegê-los. Depois de Haku sair, Naruto terminou o treino, mas ficou tão cansado que o resto do time 7 lhe permitia descanso no dia seguinte, quando foi para escoltar Tazuna. Quando ele acordou, passou a ajudá-los, apenas para descobrir que eles estavam no meio da batalha contra Zabuza e Haku.


Naruto usando o chakra da Kyūbi para derrotar Haku.
Naruto foi ajudar Sasuke em sua batalha com Haku, mas ambos foram presos pelo Espelhamento Demoníaco dos Cristais de Gelo de Haku. Quando Haku tentou usar uma saraivada de agulhas para matar Naruto, Sasuke entrou em cena para protegê-lo, ficando aparentemente em um estado de morte. Furioso com a aparente morte de Sasuke, Naruto liberou seu chakra da Kyūbi, permitindo-lhe destruir os espelhos de gelo e, posteriormente, derrotar Haku. Antes que ele pudesse matar Haku, no entanto, a máscara que ele estava usando quebrou, revelando o rosto do menino que Naruto havia encontrado anteriormente. Naruto parou o ataque, mas Haku pediu para ele deveria terminar o trabalho, já que ele já não podia ser de utilidade para Zabuza. Embora Naruto tentasse convencer-lo, Haku, no último minuto foi ajudar Zabuza. Quando Naruto percebeu o que tinha acontecido - que Haku tinha dado sua vida para salvar Zabuza ingrato - Naruto indignado repreendeu Zabuza por não perceber as ações de Haku. Tocado por suas palavras, Zabuza matou Gatō se arrependendo em um esforço para fazer justiça pela morte de Haku, mas morreu dos seus ferimentos. A ponte (agora chamada a Grande Ponte Naruto) foi concluída, e o País das Ondas foi salvo, então o Time 7 (com Sasuke recuperado) voltou para casa.

Exames Chūnin

Hinata oferecendo cola para Naruto.
Ao retornar para casa e completar algumas outras missões simples, o Time 7 foi inserido no Exame Chūnin. Na primeira fase, uma prova escrita, os Genin participantes foram incumbidos de completar um teste sem usar habilidades e aqueles que fossem pegos colando seriam eliminados. Naruto estava preocupado pois não sabia nada da prova. Hinata Hyūga, que estava sentado ao lado dele, ofereceu sua prova para Naruto olhar as respostas, mas ele recusou, com medo de que eles serem pegos. Naruto foi forçado a depender da décima questão para passar, acertando-a. Quando confrontados com a perspectiva de não responder corretamente a pergunta a seguir, e de nunca ser autorizado a fazer o teste novamente, ou desistir de tentar novamente durante a próxima exames, Naruto insistia em responder a questão, afirmando que, mesmo se ele responde-se errado, ele ainda iria se tornar Hokage. A vontade de enfrentar a resposta causou mais confiança nos demais genin, Ibiki Morino, então, autorizou que todos os quais não desistiram passassem para a segunda fase.


O Time 7 na segunda parte do Exame.
Na segunda fase, o Time 7 e os outros times foram enviados para a Floresta da Morte com um pergaminho, com a tarefa de obter um segundo pergaminho de outra equipe e chegar ao centro da floresta antes da fase terminar. Logo após entrar na floresta, eles foram atacados por Orochimaru, que imobilizou Sasuke e Sakura, com a sua intenção homicida. Antes de Sasuke perder seus pergaminhos, em troca de suas vidas, Naruto interveio, lutando com Orochimaru quase liberando o chakra do Nove-Caudas. Orochimaru deixou Naruto inconsciente limitando o acesso ao chakra do Nove-caudas, mas a coragem de Naruto inspirou Sasuke a lutar em seu lugar. Depois de Orochimaru fugir e Naruto despertou, o Time 7 encontrou o Time Oboro. Depois de desperdiçar um dia preso no genjutsu do time rival, o time 7 foi capaz de derrotá-los, ter seus pergaminhos, e passar dessa ronda.


Naruto atacando Kiba.
Como muitas equipes Genin tinham passado da segunda fase, uma rodada de rodadas preliminares, onde Genin se enfrentavam em combate, foram realizadas para o campo fina. Depois de assistir as primeiras rodadas, Naruto foi colocado contra Kiba Inuzuka e seu cão, Akamaru. Lembrando do talento de Naruto em seus dias na academia, Kiba acreditava que seria uma luta fácil. Ele e Akamaru se uniram contra Naruto, que inicialmente teve dificuldade no combate. Depois de combinar a técnica de transformação com seus clones da sombra para tornar Kiba e Akamaru uns contra os outros, Naruto foi capaz de remover Akamaru da competição. Quando Kiba estava prestes a derrotá-lo, Naruto peida, imobilizando Kiba e seu elevado senso de olfato e fazendo dele um alvo fácil para o Uzumaki Naruto Rendan. Naruto ganhou a partida.

Enquanto assistia as partidas restantes, Naruto testemunhou o tratamento cruel de Neji Hyūga com sua prima, Hinata. Irritado com as ações de Neji, e as alegações de que Hinata era uma falha que não poderia escapar de seu destino, Naruto prometeu derrotar Neji durante a primeira rodada da fase final um mês depois. Enquanto isso, Naruto começou a treinar com Ebisu para melhorar seu controle de chakra. Quando Ebisu foi nocauteado por Jiraiya, Jiraiya foi forçado a treinar Naruto no lugar de Ebisu. Jiraiya, notando que Naruto foi o recipiente da Kyūbi, e do selo restritivo que Orochimaru havia colocado sobre ele anteriormente, Jiraiya retirou o selo para facilitar seu controle de chakra. Ele, então, ensinou-lhe como tirar proveito do chakra da Nove-caudas, mostrando-lhe como usar a técnica de Invocação para invocar sapos. Apesar de ter tido pouco sucesso no início, Naruto foi finalmente capaz de convocar Gamabunta pouco tempo antes da rodada final.


A colisão do chakra de Naruto e Neji.
Quando a sua luta contra Neji começou, Naruto parecia estar em desvantagem. Embora ele tenha sido capaz de subjugar Neji com clones de sombra, nenhum dos clones conseguia atacá-lo. Convencido de que Naruto era uma falha que não podia derrotar um gênio como ele, Neji usou seu Oito Trigramas Sessenta e Quatro Palmas para cortar o fornecimento de chakra de Naruto. Determinado a provar que Neji estava errado, Naruto usou a reserva da Kyūbi e, revitalizado, colidiu com Neji. Quando a fumaça se dissipou, Neji saiu, Naruto que parecem ter sido derrotado. Isso, no entanto, era apenas um clone de sombra, e o Naruto real saiu de baixo da terra dando um soco por baixo de Neji e derrotá-lo. Neji foi tirado, contemplando o fato de que o destino não foi determinado, uma vez que uma falha poderia vencer um gênio, enquanto Naruto seguiu as rodadas restantes. Quando Sasuke lutou com Gaara, ele tinha inveja das melhorias de Sasuke, mas a luta foi interrompida pelo início da invasão em Konoha.

Esmagamento de Konoha

Gamabunta contra o Shukaku.
Naruto foi posto para dormir quando a invasão começou devido a um genjutsu de Kabuto, mas foi despertado por Sakura para que eles pudessem ir atrás de Sasuke, que seguia Gaara, a fim de prosseguirem a sua luta. Eles chegaram na hora em que Gaara estava para matar Sasuke. Intrigado com as habilidades de Naruto, Gaara obrigou a lutar ameaçando matar Sakura. Com o poder do Ichibi no Shukaku selado dentro dele, Gaara tentou provar a sua existência matando Naruto. Embora Naruto pudesse relacionar sua história com a de Gaara como um Jinchūriki, ele não estava disposto a permitir que nada acontecesse com Sakura e Sasuke. Com o chakra do Nove-caudas, ele convocou Gamabunta, e lutou com Gaara, que agora já evoluiu para sua forma completa de Shukaku.

Naruto foi capaz de despertar Gaara de seu jutsu para selar Shukaku, e eles trocaram golpes finais, com Naruto vencendo no golpe final. Ambos, muito exaustos, caíram no chão e Naruto foi se arrastando até Gaara, que ficou chocado ao ver por que Naruto era tão forte. Naruto explicou que ele também havia sofrido uma vida solitária incansável, mas mais tarde foi salva por ter amigos. Gaara entendeu e se retirou com Kankurō e Temari, enquanto Naruto estava voltando para Konoha com Sakura e Sasuke.

Busca por Tsunade
Após a fracassada invasão resultar na morte do Terceiro Hokage, Jiraiya foi colocado para encontrar um quinto Hokage, que seria Tsunade. Ele convenceu Naruto a ir com ele com a promessa de lhe ensinar um jutsu novo que seria mais forte que o Chidori de Sasuke. Ao longo do caminho, eles se encontraram com Kisame Hoshigaki e Itachi Uchiha, dois membros da Akatsuki, que procuravam capturar o Nove-Caudas selado dentro de Naruto. Jiraiya foi capaz de fazê-los fugir, mas Naruto foi introduzido com a organização que viria a ser mais um problema para ele na Parte II. Para prepará-lo para seus encontros futuros, Jiraiya lhe ensinou como usar o Rasengan, um jutsu criado por Minato. Enquanto Naruto conseguiu completar as duas primeiras etapas do processo de aprendizagem com pouca dificuldade, ele lutou para completar a terceira e, assim, dominar a técnica.


Naruto desafiando Tsunade para uma luta.
Naruto e Jiraiya finalmente encontraram Tsunade, o candidato ideal para a posição de quinto Hokage. Quando ela recusou a oferta, e insultou todos aqueles que tinham anteriormente detido esse título, Naruto ficou irritado e desafiou ela para uma luta e atacou com um Rasengan incompleto. Apesar de sua tentativa fracassada de golpe, Tsunade foi surpreendida por seu progresso e fez uma aposta com ele: se ele pudesse dominar a técnica em uma semana, ela lhe daria o seu colar, mas se ele não conseguisse, ela iria tomar o seu dinheiro e sua carteira de rã, Gama-chan. Naruto concordou, e começou a praticar, em uma semana, ele ainda tinha que terminar o treinamento. Desapontada, Tsunade reuniu-se com Orochimaru, o assassino do Terceiro Hokage, e Naruto, Jiraiya e Shizune, assistente de Tsunade, tentou impedi-la de ajudá-lo.


Naruto usando seu primeiro Rasengan em Kabuto.
Tsunade acabou não tendo nenhuma intenção de ajudar Orochimaru e lutou contra ele e seu ajudante, Kabuto Yakushi. Quando Kabuto a deixou incapaz de lutar, Naruto, Jiraiya e Shizune vinheram em seu auxílio. Embora Naruto estivesse apanhando por Kabuto e Tsunade disse a ele para correr, Naruto recusou e usando clones de sombra para ajudá-lo a compõem, Naruto foi capaz de atingir Kabuto com um Rasengan perfeito, derrotando Kabuto e ganhar a aposta. Impressionado por sua determinação em manter a sua palavra e a sobreviver contra um adversário superior, Tsunade deu-lhe o colar, assim que Orochimaru e Kabuto partiram, Tsunade aceitou a posição de quinta Hokage. Eles voltaram para Konoha, Tsunade estava confiante acreditando que Naruto um dia se tornaria um grande Hokage.

Missão de Recuperação de Sasuke
Depois de voltar com Tsunade (no anime, após o retorno da missão no País do Chá), Sasuke começou a cair na oferta de se juntar com Orochimaru. Ele começou atacando Sakura e Naruto, não como companheiros de equipe, mas como inimigos, e acabou desertando de Konoha, a fim de buscar poder com Orochimaru. Sob a escolta do Quarteto do Som de Orochimaru, Sasuke saiu para se juntar com Orochimaru e Naruto se juntou a uma equipe de recuperação que o levaria de volta. Enquanto os outros membros da equipe lidaram com o Quarteto do Som, Naruto finalmente se envolveu em uma luta contra com o quinto membro do Quarteto do Som, Kimimaro Kaguya. No entanto, ele não foi capaz de vencê-lo, mesmo com clones de sombra avançados com o chakra da Kyūbi. Quando Naruto estava prestes a ser morto, ele foi salvo por Rock Lee, que lhe disse para continuar a busca de Sasuke enquanto ele lutava contra Kimimaro.


O choque do Rasengan com o Chidori.
Naruto finalmente parou Sasuke em um lugar chamado Vale do Fim, muito perto da fronteira do País do Fogo e do País do Som, e lutou com Sasuke. Com Sasuke determinado a matar Naruto em sua busca pelo poder, Naruto decidiu que ele teria de levar a batalha a sério, se era para trazer Sasuke de volta. Naruto aproveitando o chakra da Kyūbi subiu a um nível superior na luta. Sasuke, empurrado a seus limites, conseguiu desenvolver o Sharingan completamente, extremamente avassaladora sobre Naruto. Naruto, mesmo com o chakra da Kyūbi, foi derrotado, ele aumentou mais ainda o seu chakra, e uma aura vermelha do chakra da Kyūbi no Yōko, na forma de uma raposa, o rodeava. Sasuke então tirou o poder da segunda fase de seu selo amaldiçoado para lutar contra Naruto. Os dois tiveram um confronto final, Naruto com seu Rasengan (reforçado pelo chakra do Nove-Caudas) e Sasuke com seu Chidori (habilitado pelo selo amaldiçoado). Em contacto, um gigante globo negro foi formado de energia e os rodeou. Na confusão, Sasuke atingiu Naruto no estômago, enquanto Naruto arranhou a testa de Sasuke. Sasuke ganhou a luta, mas depois de olhar para Naruto inconsciente, ele não pôde matar seu melhor amigo, então ele simplesmente continuou em seu caminho para Orochimaru.

Kakashi e Pakkun não chegaram a tempo de parar Sasuke, e partiu com Naruto. No hospital, Naruto prometeu para Sakura que iria trazer Sasuke para casa algum dia. Logo depois, Jiraiya chegou de repente, dizendo para Naruto ir treinar com ele durante três anos anteriores. Ele também disse a ele para desistir de Sasuke, pois ele não é diferente de Orochimaru. Naruto aceita treinar com Jiraiya, mas rejeita a desistir de Sasuke. No mangá, logo após isso, Naruto sai com Jiraiya para começarem o novo treinamento, mas no anime, ele permanece por algum tempo, fazendo numerosas missões em arcos filler.

Parte II
Missão de Resgate do Kazekage

O retorno de Naruto.
Quando Naruto voltou para Konoha, os membros restantes do Time 7 foram colocados no novo Time Kakashi. Como sua primeira ordem de negócios, Kakashi deu-lhes um outro teste com os sinos, desta vez o único objetivo era obter realmente os sinos, e que Kakashi iria usar o seu Sharingan contra eles. Apesar de suas capacidades tivessem melhoradas, Naruto e Sakura ainda não eram capazes de vencer Kakashi, e foi só ameaçando estragar o final do último livro Icha Icha que distraiu Kakashi tempo suficiente para tomar os sinos. Naruto encontrou com seus velhos amigos, que ouviu falar que todos eles já haviam se tornado Chūnin e Jōnin e que Gaara, o novo Kazekage, tinha sido seqüestrado pela Akatsuki. O Time Kakashi partiu para Sunagakure para salvá-lo.

Ao chegar em Sunagakure, Chiyo foi adicionada ao Time Kakashi, e seguiram a trilha da Akatsuki. Ao longo do caminho, eles encontraram um corpo falso de Itachi Uchiha, que os desafiou na batalha. Kakashi e Naruto se uniram para derrotar o sósia, antes de prosseguir para o esconderijo da Akatsuki. Lá, eles encontraram o corpo de Gaara, na posse de Deidara e Sasori. Quando Deidara voou com o corpo de Gaara, Naruto e Kakashi o perseguia, deixando Sasori para Chiyo e Sakura. Embora inicialmente incapazes de capturar Deidara, Kakashi foi capaz de usar seu Mangekyō Sharingan para distrair Deidara, dando uma oportunidade para Naruto para atacá-lo e recuperar Gaara. Deidara escapou, e Naruto e Kakashi se reuniram com Sakura e Chiyo.


Gaara agradecendo à Naruto.
Apesar de Sakura tentar curar Gaara, ele já havia morrido, vítima do Fūinjutsu: Genryū Kyūfūjin. Irritado que Gaara tinha morrido porque ele era um Jinchūriki, algo que ele nunca tinha solicitado e tinha sofrido por toda sua vida, Naruto reclamou com Chiyo, aquela que havia selado o Ichibi no Shukaku em Gaara primeiramente. Para compensar o que tinha feito, Chiyo, com a ajuda de Naruto, ressuscitou Gaara, à custa da vida de Chiyo. Gaara acordou cercado por amigos, e, após o funeral de Chiyo, Naruto e Gaara, finalmente, apertaram as mãos, como um sinal de sua estreita relação. Depois, Naruto e sua turma voltaram para Konoha.
Missão de Reconhecimento na Ponte Tenchi
Durante a batalha de Sakura contra Sasori, ela descobriu de um espião no esconderijo de Orochimaru, uma oportunidade para eles encontrarem Sasuke após anos de ausência. Kakashi ficou internado por excesso do uso do Sharingan, por isso Yamato foi designado para liderar o Time Kakashi em seu lugar. Sai também foi adicionado à equipe como substituto de Sasuke, mas nem Sakura e nem Naruto foram capazes de aceitá-lo como tal.


O novo Time Kakashi se encontra com Orochimaru e Kabuto.
No caminho para o lugar de encontro com o espião, Yamato tentou levar o time para trabalhar em grupo, embora a personalidade de Sai apenas causou conflito entre a equipe. Quando eles chegaram ao ponto de encontro, eles descobriram que o espião era Kabuto. Yamato disfarçado como Sasori, falou com ele, mas foram interrompidos pela chegada de Orochimaru. Kabuto, por sua vez, voltou-se contra Yamato, que foi forçado a chamar Naruto e os outros para a luta. Surpreso ao ver Naruto, Orochimaru pensou em voz alta, se Naruto tinha se tornado tão forte como "seu Sasuke". Enfurecido, que Orochimaru havia falado como se Sasuke lhe pertencia, Naruto entrou na sua forma de três caudas, e atacou.


A forma de quatro-caudas de Naruto.
Orochimaru foi capaz de evitar os ataques de Naruto. Além disso provocado por sua incapacidade em um golpe debilitante, Naruto avança para a sua forma de quatro caudas, perdendo o senso de si em sua raiva. Agora, um perigo para Orochimaru, Naruto foi jogado com um ataque e posteriormente atacando Sakura, quando ela tentou parar a transformação de Naruto. Yamato conteu Naruto antes que ele pudesse fazer algum realmente mau, e forçou a influência da Kyūbi no Yōko a diminuir. Quando ele acordou, eles descobriram que Sai tinha se juntado a Orochimaru. Eles seguiam na esperança de que ele iria levá-los a Sasuke, e ver o que estavam fazendo. Durante uma pausa, Yamato chamou Naruto e lhe contou que foi ele quem atacou Sakura, incentivando-o a não contar com a Kyūbi se ele realmente queria proteger as pessoas próximas a ele.

Quando chegaram ao esconderijo de Orochimaru, eles se infiltraram no covil, e capturaram Sai. Exposto, Sai revelou que seus superiores lhe tinha enviado para ajudar a organizar uma nova invasão de Konoha. Ele foi contido por sua traição, enquanto os outros foram à procura de Sasuke. Sai, que anteriormente encontrou Sasuke, perguntou por que Naruto estava determinado a trazê-lo de volta. Naruto explicou que os dois tinham um vínculo que não podia ser quebrado, e que ele iria arriscar sua vida para proteger esse vínculo. Intrigado, Sai mudou de ideologia, ajudando-os a capturar Kabuto e examinar a base, a fim de reunir Sasuke com Naruto. Ele conseguiu, mas foi atacado por Sasuke, a magnitude do ataque chamou a atenção do resto do Time Kakashi a sua localização.


O reencontro de Naruto e Sakura com Sasuke.
Juntos novamente, Naruto e Sakura tentaram convencer Sasuke a voltar para casa. Ainda determinado a ganhar o poder, ele se recusou, o que levou a equipe a usar a força. Seus esforços foram infrutíferos, e Naruto, que estava exausto de sua luta com Orochimaru na sua forma de quatro caudas, não foi capaz de competir com o crescimento de Sasuke, rejeitando o Nove-Caudas. Dentro de seu subconsciente, ele contou que nunca quis a sua ajuda novamente, mas foi interrompido por Sasuke que entrou no subconsciente de Naruto que a Kyūbi desistiu de espalhar a sua influência. No mundo real, Sasuke tentou acabar com seus ex-companheiros de time derrotados. Mas ele foi interrompido por Orochimaru e eles se retiraram, deixando Time Yamato voltar para casa.

Doze Guardiões Ninja
No anime, Time Kakashi, com Yamato ainda no comando, foi enviado em uma missão para o Templo do Fogo. Lá eles conheceram Sora, um jovem monge que abertamente detestava Naruto. Apesar disso, Sora foi adicionado à sua equipe para ajudar a investigar o roubo de sepulturas de uma série de ex-membros do Doze Ninjas Guardiões. Pouco depois do início da investigação, Naruto percebeu que os outros monges tratavam Sora assim como os aldeões de Konoha o tratavam: com desprezo e deixando-o na solidão. Naruto perguntou a ele sobre isso, mas Sora apenas respondeu que ele não culpava-os.

Ao encontrar os ladrões de túmulos, Naruto foi forçado a lutar com Fūka, uma mulher que estava tentando beijar Naruto. Através do uso de clones de sombra, ele foi capaz de escapar de seus avanços, apenas para descobrir que ela era um mestre em todos os cinco tipos de jutsu elementais. Logo depois, ela conseguiu beijá-lo, um ato que sugou todo o chakra de seu corpo. Uma vez que seu chakra normal foi sugado, no entanto, ela começou a sugar o chakra do Nove-Caudas, uma força que não podia segurar, e que interrompeu o beijo de Fūka. Ela se retirou com sua equipe, e o Time Kakashi voltou para Konoha, com Sora como um substituto temporário para Sai.

Naruto continuou a tentar ser amigo de Sora, só para ele e os esforços de outros em Konoha sendo recusados. Quando, mais tarde, Naruto encontra Sora que tentou matar Asuma e Tsunade. Depois de parar ele, Naruto perguntou por que Sora estava sendo tão hostil. Ele descobriu que Asuma tinha matado o pai de Sora. Asuma logo chegou a tentar explicar, mas Sora saiu correndo. Naruto mais uma vez, o seguiu, mas foi parado por Fūka. Forçado a lutar com ela de novo, Naruto foi atacado, apenas para descobrir que ela estava aparentemente regenerando seus ferimentos trocando de corpos. Ao perceber que ela tinha parado de usar certos elementos, Naruto percebeu que tinha alguma das técnicas de Fūka, e que cada corpo tinha sua própria afinidade que ela pudesse alternar. Chegando na conclusão de que sua alma residia nos cabelos, Naruto destruiu todos os corpos de Fūka e destruiu seu cabelo, matando-a. Em seguida, ele continuou perseguindo Sora.


Naruto, na sua forma de três-caudas, tentando parar Sora, na forma de quatro-caudas.
Quando ele chegou em Konoha, Naruto descobriu que não só o pai de Sora ainda está vivo, mas que ele estava por trás de vários roubos graves. A questão mais premente, porém, era que ele tinha, anos antes, selado alguns dos chakra superiores, deixadas para trás durante o ataque do Nove-Caudas, em Sora, e tentou usar seu poder para destruir Konoha. Quando Sora perdeu o controle do chakra da Kyūbi dentro dele, Naruto também lutou para controlar o Nove-Caudas na tentativa de criar uma forma de quatro caudas. Ele foi capaz de manter os seus sentidos, no entanto, forçou a influência do Nove-Caudas a recuar, e foi capaz de chegar até Sora para ajudá-lo a voltar ao normal de volta. O chakra da Kyūbi foi expulso do corpo de Sora e, finalmente ficou livre, ele se despediu de Naruto antes de sair para explorar o mundo.

Missão de Repressão da Akatsuki
Kakashi, esperando preparar Naruto para seu próximo encontro com Sasuke, treinou-o para criar um novo jutsu baseado no Fūton. No anime, esta formação começou e continuou durante todo o arco Doze Ninjas Guardiões, com Naruto procurando a assistência de Asuma e Sora, dois outros usuários de chakra vento. Naruto tinha que treinar com clones de sombra para dominar a manipulação do vento em apenas uma fração do tempo. Quando ele fez isso, Kakashi deixou com a tarefa de combinar o que tinha aprendido com o Rasengan. Ele explicou que a natureza do chakra uma infusão com o Rasengan de Minato era o que tinha a intenção de fazer quando ele criou o Rasengan, mas não tinha sido capaz de o fazer antes de morrer. Kakashi acredita que Naruto é capaz de provar o sucesso que seu pai não pôde, Naruto inspirado para fazer o seu melhor.


Naruto preparando seu Rasenshuriken.
Enquanto ele lutava para criar seu novo Rasengan, o resto de Konoha estava mobilizada para lidar com os membros da Akatsuki, Hidan e Kakuzu. Quando os dois conseguiram matar Asuma, Kakashi deixou Yamato encarregado de supervisionar a formação de Naruto para que ele pudesse ajudar o Time 10 a vingar a morte de Asuma. Depois que ele conseguiu um jutsu utilizável, Naruto e o Time Yamato foram ajudar o Time 10, chegando a tempo de salvar Kakashi e o Time 10 de Kakuzu. Naruto se envolveu em uma luta com Kakuzu sozinho utilizando a Liberação de Vento: Rasenshuriken, formado com a ajuda de clones de sombra. Depois de golpear Kakuzu com o ataque, dois de seus corações foram destruídos, e seu coração final foi deixada à beira da falência. Cansado pelo esforço, as lesões de Naruto foram curadas enquanto Kakashi acabou com Kakuzu.

Após voltarem para Konoha, Naruto foi proibido por Tsunade de usar o a Liberação de Vento: Rasenshuriken novamente. A técnica causou ferimentos leves no braço de Naruto. Mesmo que eles não eram tão maus como os ferimentos seus adversários, era prejudicial suficiente para causar o braço para ser médico, se além do reparo realizado novamente com o contato da mão dele e do adversário, ameaçando ele e sua esperança de continuar a ser um ninja. Naruto diz que ele percebeu isso, mas alegou que ele compreendeu o seu próprio corpo melhor do que ninguém.

Aparição do Três-Caudas
No anime, enquanto Naruto ainda se recupera de um excesso de usar o seu Rasenshuriken, Jiraiya apareceu para felicitar mais recentes sucessos do seu aluno: derrotar um dos membros da Akatsuki e completar o jutsu do Minato. Jiraiya se ofereceu para levar Naruto em uma outra viagem para treiná-lo, o que Naruto concordou rapidamente. Na verdade, a principal razão para a retirada de Naruto de Konoha foi novamente para que ele não pudesse se juntar à Kakashi e o Time 8 na missão de encontrar as últimas esconderijo de Orochimaru. Para o seu treinamento, eles foram para uma cidade vizinha para ensinar Naruto como usar um jutsu de colaboração com sapos. Gamariki foi inicialmente invocado para ajudar neste esforço, mas quando Naruto provou ser incapaz de trabalhar com ele, Gamakichi e Gamatatsu foram invocados.

Mais tarde, enquanto descansava em uma termas, Naruto encontrou um garoto chamado Yūkimaru. Eles conversaram por um curto período de tempo sobre os vínculos, o que fez Yūkimaru alegre. Quando Yūkimaru sai, Naruto continuou seu treinamento, e começou a ter sucesso no jutsu sincronizado com Gamakichi e Gamatatsu. Jiraiya foi logo chamado, então, eles voltaram para Konoha, onde Gamatatsu e Naruto aprenderam como fazer jutsu à base de água juntos. Logo depois, ele se encontrou com Sai, que deixou escapar que o resto da equipe estava a ponto de fornecer ajuda à Kakashi e ao Time 8 na sua busca de Orochimaru. Determinado a ajudar, a fim de encontrar Sasuke, Naruto convenceu Tsunade a deixá-lo ir também.

Enquanto procurava pelo Time 8, Naruto encontrou Yūkimaru novamente, e lhe ofereceu a oportunidade de acompanhá-lo de volta para Konoha, em resposta à qual Yūkimaru desapareceu rapidamente. Quando o Time Yamato foram parados por uma barreira de cristal de Guren, Naruto invocou Gamakichi e Gamatatsu para ajudar. Usaram então a Liberação de Vento: Revólver de Sapo para romper a barreira, e no lado oposto eles encontram o Time 8. Quando eles perceberam que Hinata tinha sido capturada, eles ajudaram a resgatá-la, antes de recuar. As equipes seguiram Guren à um lago, onde Naruto foi enviado na frente para explorar a área. Ele encontrou Guren e seus companheiros (entre eles Yūkimaru) juntamente com o Sanbi, que criou uma onda que levou-os todos de volta à costa.


Naruto lutando contra Guren.
Enquanto o time decidiu o que fazer com o Três-Caudas, Naruto saiu para encontrar Yūkimaru. Ele encontrou Guren mais uma vez, e eles discutiram sobre o que realmente fazer Yūkimaru feliz. Yūkimaru logo apareceu bem, mas depois de afirmar que apreciavam os esforços de Naruto, mas preferia ficar com Guren, saiu com ela. Antes que ele pudesse ir atrás deles, ele foi chamado de volta para ajudar com o Bijū, sendo seu objetivo evitar Guren e seu grupo de interferir com o seu selamento.

Apesar de seus melhores esforços, Guren foi capaz de parar o selamento. Yūkimaru usando isso como uma oportunidade para tentar controlar o animal, fez tanto Naruto e Guren irem se preocupar. No processo, os dois foram engolidos pelos Três-Caudas, dando-lhes a oportunidade de conversar e descobrir o que ambos os interesses em Yūkimaru em mente. Deixando suas diferenças de lado, eles uniram-se para escapar. Lá fora, eles encontraram Rinji dando pílulas para Yūkimaru. Depois de Naruto e Guren conseguirem parar Rinji, eles descobriram que ele era realmente Kabuto disfarçado. Kabuto revelou que Rinji tornou-se parte de sua coleção de cadáver há muito tempo, e foi reanimado pelo seu ninjutsu médico.

Enquanto Naruto enfrentava Kabuto, Rinji foi ressuscitado e lutou contra Guren, cujo seus jutsu de morcegos derrotavam o elemento cristal de Guren. Após Guren se sacrificar para derrotar Rinji, Yūkimaru entrou como um desabafo emocional que deu o Três-Caudas o poder de libertar a barreira de selamento de Konoha. Depois, quando o Sanbi escapa e Kabuto desaparece, Naruto foi para ajudar Yūkimaru enfraquecido. Mais tarde, Shizune foi capaz de curar Yūkimaru, mas explicou a sua rede chakra estava muito danificada e que ele nunca mais poderia controlar o Três-Caudas novamente.

Na manhã seguinte, depois de Tsunade ordenou a equipe para voltar a Konoha, Naruto descobriu que Yūkimaru havia desaparecido. Depois de descobrir que Yūkimaru tinha deixado o cristal de Guren para trás, ele percebeu que Guren ainda estava viva, e que ela estava com Yūkimaru. Sabendo que os dois estavam bem juntos, ele decidiu não prosseguir com eles. Apesar de não ter ocorrido o selo de três caudas, o teste bem sucedido de Yūkimaru inspirou Naruto mais do que nunca para trazer Sasuke de volta para seu verdadeiro lar, com seus amigos em Konoha.

Missão de Perseguição à Itachi
Após a notícia de que Sasuke matou Orochimaru, Time Kakashi decidiu fazer outra tentativa de encontrá-lo. Sabendo que Sasuke estava indo atrás de seu irmão mais velho, Itachi Uchiha, eles se uniram com os membros do Time 8 para encontrar um dos irmãos Uchiha. Eles vasculharam a paisagem e, finalmente, encontraram Kabuto, que absorveu pedaços do corpo de Orochimaru em seu corpo.

O Conto de Jiraiya, o Destemido
Após o reagrupamento e de Kiba pegar a pista do cheiro de Sasuke, Naruto usou uma série de clones de sombra para a área de busca mais rápido. Quando um de seus clones se aproximou do que ele pensava que era local de Sasuke, ele encontrou Itachi lá. Itachi desviava todas as tentativas de Naruto de atacá-lo, insistindo que ele só queria conversar. Itachi prendeu Naruto em um genjutsu e, mais tarde foi revelado, questionou Naruto em sua dedicação ao Sasuke e a Konoha. Quando Naruto insistiu que iria proteger eles a qualquer custo, Itachi deu a Naruto alguns de seu poder no caso de ele vir a precisar. Itachi fugiu, e Naruto continuou a sua busca, encontrando eventualmente Sasuke.


O Rasengan de Naruto atravessando Tobi.
Quando o Naruto real e o resto da equipe se encontraram para interceptá-lo, eles foram parados por Tobi. Apesar de seus esforços para rapidamente atingir Tobi, nenhum de seus ataques funcionou, e isso foi até que o esquadrão descobriram que Sasuke havia matado Itachi, e Tobi deixou eles continuarem a busca. Tobi, no entanto, chegou primeiro até Sasuke do que os ninjas de Konoha, então, o esquadrão foi forçado a desistir da busca.
Liberação do Seis-Caudas
No anime, depois de não conseguir recuperar Sasuke, a sua viagem de volta para Konoha foi interrompida por Katsuyu, mandada por Tsunade, enviando o Time Yamato para ajudar o clã Tsuchigumo para proteger o kinjutsu do clã, Fúria. Ao chegar na fortaleza do clã Tsuchigumo, eles descobriram que o kinjutsu estava com a neta do ex-líder do clã, En no Gyōja. Quando o Time Yamato encontrou ela, Naruto atacou o homem que estava perto dela, o jinchūriki do Rokubi, Utakata, acreditando ser ele o inimigo. Ao ver a força dos ninjas de Konoha, Utakata deixou Hotaru ao seu cuidado e saiu.

Devido ao seu desejo de ser ensinado por Utakata, Hotaru recusou a ajuda da equipe de Yamato, mas Yamato tinha um plano para usar o jutsu de Sai para criar sanguessugas para fazer Hotaru ficar com medo e pedir a ajuda do Time Yamato na sua viagem até a Vila Tsuchigumo. Quando eles chegaram, eles deixaram Hotaru sob cuidado dos moradores, mas Naruto, observando a forma como os moradores olhavam para ela, voltou para se certificar que estava tudo bem. No entanto, quando Naruto retornou, percebeu que Hotaru tinha sido capturada por bandidos e os moradores nem sequer cuidaram dela, então Naruto e sua equipe sairam para encontrá-la. Quando Naruto encontrou um grupo de Oinin de Kirigakure fazendo Hotaru de refém e tentando capturar Utakata, Naruto atacou um dos ninjas de Kiri, liberando Utakata, e tentou resgatar Hotaru.

No entanto, antes que a luta pudesse aumentar ainda mais, Yamato e líder da ANBU de Kiri, Tsurugi, decidiram que para a duração da missão da equipe da Yamato, Utakata permanecerá com Hotaru, e Konoha não iria interferir com a sua captura de Utakata depois, a fim de evitar começar uma guerra desnecessária entre Konoha e Kiri. Antes de partir, Tsurugi disse a Naruto que Utakata era procurado pelo assassinato de seu mestre, uma revelação que deixou Hotaru chocada. Apesar disso, Naruto insistiu que Utakata era um bom homem e ela não deve perder a fé nele, explicando que, como ele poderia se relacionar com ela, porque ele nunca teve os pais a olhar para qualquer um, mas passaram a respeitar seu mestre Jiraiya, apesar de ele ser muito estranho e pevertido. Enquanto viajavam, Hotaru sentiu a dor de uma ferida feita pelos Oinins de Kiri. Enquanto Utakata tendeu Hotaru, ele instruiu para Naruto encontrar as ervas necessárias para curá-la. Quando ele voltou com as ervas, ele descobriu que Hotaru tinha sido feita de recipiente para o kinjutsu do seu clã, não muito diferente de como ele foi feito o Jinchūriki do Nove-Caudas.

Inicialmente, Naruto ficou furioso ao ver que Hotaru tinha sido transformada em uma arma viva, mas ela lhe disse que ela que decidiu receber o selo do kinjutsu para ajudar a reviver seu clã. Quando eles chegaram à fortaleza do clã Tsuchigumo, onde Tonbee estava sendo atendido por Sakura, Tonbee disse-lhe que o clã Tsuchigumo é muito fraco para nunca ser restaurado e acredita que é melhor para destruir o kinjutsu, usando uma técnica especial para evitar que Hotaru seja prejudicada, desenvolvida por seu avô no caso de o kinjutsu tiver que ser destruído. No entanto, Hotaru ainda gostariam de reviver seu clã, e perguntou para Naruto para encontrar Shiranami, que sabia como usar o kinjutsu do seu avô. Simpatizando com o desejo de Hotaru de seguir os sonhos de seu mestre, Naruto pediu dois dias para encontrar Shiranami. Após várias tentativas falhadas, Naruto foi avisado por um homem velho que ele conhecia onde Shiranami morava. Depois que ele entrou em sua casa, no entanto, Naruto foi emboscado pelo Time Shiranami, e então descobriu que Shiranami era realmente o líder dos bandidos. Preso dentro de uma barreira de drenagem de chakra, Naruto foi resgatado por Utakata, que usou o chakra do Seis-Caudas para fazer os bandidos fugirem. Seguiram Hotaru, que tinha sido capturada por Shiranami Tsuchigumo e levada à aldeia, onde os moradores estavam sendo controlados por um jutsu. Enquanto Yamato, Sakura e Sai cuidavam dos aldeões, Naruto e Utakata foram resgatar Hotaru.


Naruto contra Shiranami
Quando eles chegaram, Shiranami estava usando Hotaru para reunir o chakra necessário para a utilização da Fúria, e parou os dois Jinchūriki com seu Jibakujutsu. Ambos, no entanto, usaram seu chakra Bijū para quebrar o ataque, e foram para o ataque, apenas para Shiranami, que tem o controle do kinjutsu, para usar a Fúria. No entanto, a energia total da Fúria não conseguiu ativar o que levou Shiranami a fugir. Naruto derrotou Shiranami com o Rasengan. Após a derrota do Time Shiranami, o clã Tsuchigumo agradeceu Time Yamato e o grupo voltou para Konoha.

Ataque de Pain

Naruto chorando pela morte de Jiraiya.
Quando ele voltou para Konoha, Naruto descobriu que Jiraiya havia morrido em sua batalha com o líder da Akatsuki, Pain. Chateado, Naruto culpa Tsunade pela sua morte. Ele passou o resto do dia de luto pela perda de seu professor, refletindo sobre o fato de que ele queria que Jiraiya estivesse lá quando ele se tornar Hokage. Depois de ser consolado por Iruka e Shikamaru, Naruto ajudou a decifrar a mensagem que Jiraiya deixou antes de morrer. Quando o código foi quebrado, Naruto decidiu ir treinar com os sapos para aprender o senjutsu, sabendo que Pain vinha capturá-lo e derrotar Pain pela morte de Jiraiya.

Para aprender senjutsu, Naruto teve que treinar a harmonização com a natureza, um processo que ele acelerou usando uma quantidade limitada de clones de sombra. Ele avançou rapidamente através das fases introdutórias e atingiu um Modo Sábio, perfeito como Jiraiya nunca tinha sido capaz de fazer. Como harmonizar com a natureza não pode ser feito no meio da batalha, Fukasaku tentou se fundir com Naruto para que ele pudesse recolher a energia natural para utilização de Naruto. Quando a Kyūbi rejeitou todas as tentativas de fusão de Fukasaku, Naruto foi forçado a encontrar uma outra alternativa: usar clones de sombra em uma tentativa desesperada para saber como reunir energia natural enquanto se move. Durante o treinamento, chega as notícias do ataque de Pain em Konoha, e eles se prepararam para a batalha.


Naruto Uzumaki contra Pain.
Naruto, Fukasaku, Gamaken, Gamahiro, Gamabunta e Gamakichi são invocados no centro de Konoha. Percebendo que Pain tinha destruído praticamente toda a aldeia, Naruto fica enfurecido e destrói o Caminho Asura com um Rasengan antes que esse pudesse atacar Tsunade. Naruto manda Tsunade fugir, instruindo-a a fazer com que nenhum morador intervisse na batalha.

O Caminho Animal de Pain invoca um número de animais para atacar Naruto, que usou a força que lhe foi concedida pelo Modo Sábio, para bater de lado com seus sapos aliados. Enquanto eles lidavam com as invocações, Naruto eliminou o Caminho Preta com a Kata do Sapo antes de preparar os frutos da sua formação senjutsu: um Rasenshuriken aperfeiçoado. Ele lançou o ataque a demais órgãos de Pain, e expandiu-se quando ele se aproximava deles, desintegrando o Caminho Humano. Com pouco chakra por causa do ataque, Naruto criou uma armadilha para levar o Caminho Animal para dentro da boca de Gamabunta, onde Naruto foi capaz de derrotá-la com seu Rasenrengan sem a interferência dos outros corpos de Pain.

Sem energia natural e, assim, saindo do Modo Eremita, Naruto teve que pedir para Fukasaku invocar um dos clones da sombra do Monte Myōboku. Como solução para a sua incapacidade de ter um fornecimento constante de energia natural, ele tinha apenas alguns clones da sombra para se reunir com ele. Revitalizado, Naruto atacou com outro Rasenshuriken, só para o Caminho Preta aparecer e absorver o ataque. Ele distraiu o Caminho Deva com uma cortina de fumaça, e atingiu outro Rasenrengan no Caminho Naraka, derrotando-o.

Embora tivesse vencido quatro dos seis corpos de Pain, Naruto foi capturado por uma combinação de esforços do Deva e Caminhos Preta. O Caminho Preta absorveu seu chakra para ter certeza que ele não era mais uma ameaça, mas, sendo incapaz de lidar com a energia natural, o Caminho Preta se transformou em um sapo petrificado, permitindo Naruto se libertar. O Caminho Deva capturou Naruto novamente, e matou Fukasaku quando ele tentou entrar para ajudar. Enquanto Naruto estava imobilizado, o Caminho Deva disse para Naruto de seus planos para a paz mundial. Quando Naruto discordou com seus pontos de vista, a morte de Jiraiya é ser um subproduto de que a paz, o Caminho Deva pediu a Naruto uma solução melhor.

Antes que ele pudesse responder, Hinata apareceu para ajudar Naruto. Ela confessou seu amor por Naruto (muito chocante para ele) e se envolveu em uma batalha contra Pain, onde seus esforços foram inúteis para salvá-lo. Quando ela estava aparentemente morta, Naruto ficou furioso, e explodiu em sua forma de seis caudas. Seu colar reagiu, em um esforço para acabar com a transformação, mas o Nove-Caudas destruiu rapidamente e atacou Pain. Incapaz de lidar com esta nova ameaça, o Caminho Deva se retirou para um local onde ele pudesse usar o Chibaku Tensei, atraindo e contendo Naruto. Dentro de seu subconsciente, Naruto pensou nos planos de Pain para a paz, e pediu para alguém para ajudá-lo com uma resposta. Através de seu sofrimento, a Nove-Caudas tentou atrair Naruto para que ele destruísse o selo onde a forma de oito caudas foi libertado, quebrando o Chibaku Tensei de Pain. Antes que Naruto pudesse liberar completamente no Nove-Caudas, porém, seu pai, Minato, apareceu no subconsciente de Naruto para que ele parasse.


Minato colocando sua confiança em Naruto.
Minato revelou que ele havia projetado o selo do Nove-Caudas para permitir uma impressão de si mesmo para aparecer, se alguma vez o selo estivesse prestes a quebrar, um mecanismo de proteção para ele visar proteger seu filho. Pegando nisto, Naruto percebeu que o Quarto Hokage foi seu pai, e ficou muito feliz por finalmente saber quem foi seu pai. Minato revelou que ele havia selado a Kyūbi em seu próprio filho porque ele pensou que Naruto iria um dia encontrar o uso para ele e, finalmente, parando o homem mascarado da Akatsuki. Eles também discutiram o conceito de paz, e Minato revelou que o ódio deu lugar à dor, e que ninja deve encontrar uma maneira de acabar com o ódio. Enquanto Naruto duvidou que ele pudesse fazê-lo, Minato respondeu que ele acreditava que Naruto seria capaz de encontrar a resposta, e restaurou o selo de Nove Caudas antes de desaparecer, dizendo que essa seria a última vez que ele faria isso.


Naruto derrotando Caminho Deva com um Rasengan.
Lá fora, Naruto saiu da Chibaku Tensei, com a influência do Nove-Caudas e retornou ao Modo Eremita. Ele colidiu em um tempo final com o Caminho Deva, e aproveitou o intervalo de cinco segundos entre os seus ataques para finalmente derrotá-lo com seu Rasengan e vencer a batalha. Usando receptores de chakra de Pain, Naruto procurou Nagato, a mente base dos corpos de Pain, para finalmente responder à sua pergunta anterior sobre a paz. Naruto admitiu que ele odiava Nagato, mas conteve-se o tempo suficiente para perguntar como Nagato, um aluno de Jiraiya, acabou desta forma. Depois de ouvir o passado de Nagato e seus motivos para desejar a guerra, Naruto concordou sobre alguns pontos, mas rejeitou a conclusão geral sobre a alegação de que era diferente dos ideais de Jiraiya. Para quebrar o ciclo de ódio, Naruto disse à Nagato e Konan que, apesar de odiá-los, ele não iria matá-los.

Espantado com a determinação de Naruto para a sua resposta, Nagato disse que acredita em Naruto, e reviveu todas as pessoas que ele tinha matado em Konoha, à custa de sua própria vida. Com isso, Naruto ajudou Konan a resgatar os corpos de Nagato e Yahiko para o enterro em Amegakure. Após a confirmação de que ela tinha deixado a Akatsuki, Konan deu um buquê de flores de papel para Naruto, simbolizando uma nova aliança.

Ele então criou um memorial para Jiraiya e deixou as flores e Dokonjō Ninden em uma pedra com o kanji para o professor (师, shi).

Reunião dos Cinco Kage

Konoha recebendo Naruto como um herói.
Quando Naruto ficou exausto voltando para a aldeia, Kakashi chegou a empo de encontrá-lo e levá-lo em suas costas. Ele foi saudado por toda a aldeia e celebrado como um herói. Logo depois, ele descobriu que Tsunade havia entrado em estado de coma em conseqüência de proteger os moradores de Pain. Sakura tentou animá-lo, mas seus esforços foram interrompidos pela notícia de que Danzō Shimura substituiu Tsunade como Hokage e ordenou que Sasuke fosse executado como traidor da vila. Naruto e Sakura, questionando Sai sobre Danzō, esperavam saber como eles podiam mudar a ideia, mas foi incapaz. Suas perguntas ganhou a atenção de dois ninjas de Kumo, Karui e Omoi. Disseram para Naruto e Sakura sobre o trabalho de Sasuke com Akatsuki e exigiram qualquer informação que eles pudessem dar e que seri útil. Para poupar o sofrimento de Sakura, Naruto se ofereceu, mas no final não conseguiram nenhuma informação sobre Sasuke. Naruto mandou os ninjas de Kumo lançarem toda a raiva que tinham de Sasuke nele mesmo, onde Karui aceitou, mas foi parada por Sai.

Enquanto Naruto se recuperava de seus ferimentos, ele pediu para Yamato e Kakashi para levá-lo para o País do Ferro para que ele pudesse pedir para o Quarto Raikage perdoar Sasuke. Yamato e Kakashi concordaram, mas quando eles chegaram e falaram com o Raikage, o Raikage recusou seu pedido e repreendeu Naruto. Naruto foi para uma pousada para considerar o que fazer, onde ele foi logo confrontado por Tobi, que perguntou como ele pôde mudar a mente de Nagato. Naruto ignorou a pergunta e perguntou a Tobi sobre seus planos com Sasuke. Tobi lhe contou sobre o Rikudō Sennin, o clã Uchiha, e a verdade sobre o massacre do clã Uchiha, que já dirigiu Sasuke por um caminho de vingança. Naruto insistiu em que ele ainda poderia chegar até Sasuke, mas Tobi riu e saiu, dizendo que Naruto e Sasuke estão fadados a lutar novamente.

Naruto começou a praticar com o Modo Eremita, na esperança de ampliar o alcance de suas habilidades sensoriais e, portanto, encontrar Sasuke. Sakura interrompeu-o, tendo chegado à País do Ferro para falar com ele. Ela disse a ele que o amava e ela já não tinha qualquer sentimento de Sasuke. Naruto, no entanto, não acredita nela, e disse que ela está mentindo para si mesma. Irritada com isso, Sakura insistiu que era verdade e que, portanto, não precisa cumprir sua promessa de trazer Sasuke para casa. Naruto disse que suas ações tinham nada a ver com a promessa e que ele só queria salvar Sasuke, optando por não revelar o que Tobi tinha dito sobre o clã Uchiha. Sakura então com os outros, disse que iam para casa.

Um dos clones de tinta de Sai se aproximou de Naruto, dizendo-lhe, o plano de Sakura e o resto dos 11 de Konoha para matar Sasuke e impedir o envolvimento de Konoha em outra guerra, e também mencionou que Sakura foi provavelmente ainda ama Sasuke e queria ser a única a impedi-lo de afundar ainda mais. Gaara também apareceu, que lhes contou sobre a Quarta Guerra Mundial Ninja e da decisão de proteger Naruto da Akatsuki. Gaara pediu que Naruto para pensar sobre todas as pessoas que estarão lutando e se ele gosta de Sasuke em seu nome e, como amigo Sasuke, para fazer o que era melhor dado suas ações. Quando Gaara saiu, Naruto considera o que todos falaram e começou a hiperventilar. Ele desmaiou e quando acordou, descobriu que Kakashi tinha saído para parar Sakura e lidar com Sasuke.


Naruto lutando contra Sasuke novamente.
Usando um clone de sombra como um substituto, Naruto escapou de Yamato e perseguiu Kakashi usando seu Modo Sábio para acompanhar o chakra do último. Ele chegou a tempo de salvar Sakura de ser morta por Sasuke. Naruto fez uma última tentativa de argumentar com seu ex-amigo, solidarizar-se com sua dor e reconhecendo o sacrifício de Itachi. No entanto, Sasuke não se comoveu e deixou claro sua vontade de destruir Konoha. Chocado com a profundidade do seu ódio, Kakashi resolveu matar Sasuke, mas foi interrompido por Naruto, que chocou seu Rasengan com o Chidori de Sasuke. Ambos sobreviveram ao confronto. Até que Tobi e Zetsu chegaram para ajudar Sasuke. Antes de Sasuke sair, Naruto notou que ambos haviam se tornar ninjas de alta posição, e se eles nunca lutarem novamente, os dois iam morrer. Em resposta, Sasuke declarou que não tinha intenção de morrer, e prometeu matar Naruto primeiro. Ele saiu com Tobi e Naruto voltou para Konoha com seus companheiros de equipe, levando Karin junto.

Ao retornar à vila, Naruto explicou a situação aos seus amigos. Quando ele insistiu para lidar sozinho com Sasuke, Neji e Shikamaru disse que é tolice não terminar com Sasuke quando ele já estava enfraquecido pela sua luta contra os Kage e Danzō, mas Naruto explicou que em seu nível atual, ele não seria capaz de matar Sasuke. Quando Shikamaru repreendeu Naruto por ter tudo isso por conta própria, Naruto julgou este e dirigiu-se para o Ichiraku. Sakura percebeu Naruto estava escondendo algo, no entanto, lembrando que ele disse ao Sasuke diretamente.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Contagem Regressiva
Quando Naruto estava prestes a comer, de repente ele foi chamado de volta ao Monte Myōboku por Fukasaku, que lhe disse que o Grande Sapo Eremita quis dizer a ele sobre seu futuro. Ele profetizou que Naruto iria encontrar um "polvo", e seria uma batalha "jovem com olhos poderosos". Gerotora foi então convocado e deu à Naruto a "chave" para o Selo de Oito Trigramas, então ele pode liberar todo o poder da Kyūbi e também completar um jutsu sem nome. Naruto pegou a chave em seu corpo, sabendo que ele precisaria de seu poder nas batalhas que virão. Fukasaku então retornou Naruto de volta ao Ramen Ichiraku, onde alguns dos moradores pediu seu autógrafo.


B e Naruto batem os punhos.
Para manter Naruto a salvo da Akatsuki, os cinco Kage o enviaram junto com Yamato, Might Guy, Aoba Yamashiro e diversos ninjas de Konoha, para uma ilha remota no País do Relâmpago, sob a história que ele estava lá para estudar o ecologia da ilha. Após a chegada, Naruto encontrou Killer B e estava maravilhado com a sua mestria de seu Bijū. Naruto solicitou o treinamento dele, mas B se recusou já que ele está em "férias". No entanto, Naruto provou ser um rapper capaz e bateu os punhos com ele, mas depois ele acidentalmente insultou B, enquanto rap. Naruto então usou seu Harem no Jutsu, a fim de persuadi-lo, mas sem resultados. Depois de ouvir que Naruto e B tinham colidido os punhos, Motoi levou Naruto à Cachoeira da Verdade, onde B começou seu treinamento para controlar o Hachibi. Motoi instruiu Naruto a sentar-se na plataforma em frente à cachoeira e fechar os olhos, e ele iria ver quem ele realmente era por dentro. Enquanto isso, Naruto foi recebido por uma outra versão de si mesmo, que repreendeu Naruto da rapidez com que as pessoas de Konoha mudou suas opiniões sobre ele.


A luta entre Naruto e Naruto negro.
Tanto ele e seu Naruto interior começaram a brigar e ficaram equilibrados no nível fisico e chakra Sennin como ambos foram capazes de produzir exatamente o mesmo número de clones das sombra. Foi revelado que a batalha inteira estava acontecendo dentro de Naruto, como Yamato observou Naruto meditando ainda perto da cachoeira. De alguma forma, Naruto foi capaz de romper com a meditação, e questionou Motoi sobre a vida de B, a fim de descobrir como B foi capaz de conquistar a escuridão dentro de si. Depois de Motoi explicar a história do B e do Hachibi, ele revelou que, quando ele e B eram jovens, Motoi uma vez tentou matar B porque o seu ódio ao Hachibi por matar seu pai. Enquanto lembrava sobre como B e Gaara mudaram opiniões dos povos sobre eles, e que Naruto não estava certo se os moradores de Konoha realmente confiavam nele, Motoi foi atacado pela lula gigante. Pensando que a lula era B, Naruto gritou para ele parar. Felizmente, foi salvo por Motoi e B e Naruto ficou feliz ao ver os dois sendo capazes de retomar a sua amizade. Depois de unir forças com B, ele disse para Naruto para voltar para a cachoeira da Verdade. Confrontando o Naruto Interior, Naruto disse que ele deve ter fé em si mesmo, que começou a enfraquecer o primeiro e forçando-o a perguntar qual era o motivo de sua existência então. Naruto disse que ele era realmente ele e agradeceu a ele por empurrá-lo para ser a pessoa que ele é agora. Em seguida, ele abraçou o Naruto Interior quando ele tentou atacá-lo, que chorou e desapareceu. Após acordar e celebrar, B conduziu tanto Naruto como Yamato para uma sala especial dentro do templo secreto por trás cachoeira da Verdade, onde Naruto iria lutar contra a Kyūbi.


Naruto ataca a Kyūbi.
Dentro de seu subconsciente, depois de Naruto usar a chave para desbloquear o selo, a Kyūbi abriu as portas da gaiola e disparou uma Bola da Besta com Cauda em Naruto, mas B usou o pedaço restante do poder do Hachibi para conter o ataque. Enquanto no Modo Sábio, Naruto usou três de seus clones executando o Senpō: Chō Ōdama Rasengan sobre a Kyūbi como uma distração para ele vir de trás, jogá-lo contra o chão, e teve seus dois clones outros atacando-o de cima com o Fūton: Rasengan, causando grande dano e dando a chance de Naruto para drenar o seu chakra. No entanto, a Kyūbi plantou seu ódio dentro do seu chakra drenado, e de repente ela começou a consumir Naruto, fazendo-o perder o controle e forçá-lo fora do Modo Sábio. Pouco antes de Naruto ser completamente sucumbido, sua mãe, Kushina Uzumaki, apareceu. No início, Naruto acreditava que Kushina era a Kyūbi disfarçada, deixando ela com raiva e espancando Naruto na cabeça. Kushina, em seguida, pediu desculpas por seu temperamento curto, dizendo para Naruto que ela esperava que não era um traço que ele herdou dela. Percebendo isto ele descobriu que Kushina era sua mãe, e Naruto começou a chorar e abraçou-a. Com sua alegria, a influência de difundir a Kyūbi parou, para grande surpresa de Yamato e B. Naruto e Kushina conversaram, com Naruto perguntando como Kushina e Minato se conheceram. Kushina timidamente disse-lhe sua história e, depois, Naruto elogiou seu cabelo, e disse-lhe que o amava, para grande surpresa de Naruto, em seguida, deixando-o muito feliz.


Naruto recebe o último abraço de sua mãe.
Depois disso, as emoções positivas de Naruto esgotaram o ódio da Kyūbi dentro do seu chakra drenado, e ele fez um grande número de clones de sombra, formando múltiplos Rasengan como eles segurando a Kyūbi. Após a Kyūbi quebrar a maioria das correntes de chakra de Kushina que tinha sido para contê-lo, Kushina imediatamente utilizou o último elo que foi anexado na perna da Kyūbi para torná-lo viagem, dando aos clones de Naruto tempo suficiente para entrar no Modo Sábio e bombardeiam com o Senpō: Chō Ōdama Rasen Tarengan. Como a Kyūbi foi empurrada para trás com o impacto, um dos clones de Naruto imediatamente usou o Rasen Shuriken para enfraquecer a Kyūbi mais e completamente separá-lo de seu chakra. Quando o chakra fundiu-se com Naruto, enfurecida a Kyūbi tentou atacá-lo com a Bola da Besta com Cauda muitas vezes maior do que seu tamanho próprio, mas seu ataque finalmente foi dissipado, como Naruto utilizou um selo novo, mais forte para aprisionar a Kyūbi, mais uma vez. Depois disso, quando Naruto descobriu com Kushina sobre a sua herança, a verdade por trás do ataque da Kyūbi em Konoha, e como seus pais deram suas vidas para protegê-lo, Naruto disse à Kushina que ele finalmente sabia que o sentimento de ser amado por um pai e mãe e que ele estava feliz por ser seu filho. Antes que ela fosse totalmente esquecida, chorando Kushina abraçou Naruto, e agradecê-lo por deixar ela e Minato serem seus pais.

Naruto Uzumaki

With 0comentários

0 comentários:

Postar um comentário

▲Subir▲

Copyright © Dattebayo Project | Conheça Nosso Mundo Ninja ! | Aliança Animeai | Editado Por Marcelo Augusto